Ácido Cinza

Games, filmes, séries, cultura pop e redundância.

Novos Mares

Sempre aprendemos na escola, ouvimos nossos pais ou lemos por aí que a leitura é um hábito importante e que devemos deixar de lado um pouco a TV e buscar um pouco de cultura nas páginas dos livros. Eu concordo com isso e apesar de um pouco piegas, aquelas frases como “Leitura exercita a imaginação” ou “a leitura nos transporta para outros mundos” é um pouco verdade

Muito se discute sobre o que deve ser lido hoje em dia, será que ler a chatíssima saga Crepúsculo, ou os romances açucarados da Danielle Steel, Sidney Sheldon são realmente interessantes para exercitar a imaginação e levar um pouco de cultura para todos? Eu tenho minhas dúvidas quanto a isso, mas, apesar de não ser fã da maioria dos Best Sellers dos dias de hoje, eu ainda acho que ainda é melhor do que sentarmos na frente da TV pra assistir BBB, novelas ou quaisquer programas da RedeTV e SBT (não, não adianta falar do Chaves, pode até ser legal, mas ninguém mais aguenta assistir aquele pessoal causando altas confusões em Acapulco, todos falam, mas ninguém mais assiste).

Acredito que a grande maioria das pessoas gostaram ou tem um certo interesse nas histórias do Indiana Jones, já ouviram falar ou já assistiram os programas e as viagens de Jacques Custeau pelos mares e com certeza já pelo menos ouviram falar do Capitão Nemo e seu submarino Nautilus no livro Vinte Mil Léguas Submarinas do Julio Verne. Tempos atrás descobri um autor pouco conhecido aqui no Brasil que consegue reunir nos seus livros um pouco dos elementos de cada um dos citados acima, seu nome é Clive Cussler e ele possui atualmente mais de 20 livros escritos nas mais diferentes linguas.

 

Clive Cussler - Escritor

Além de escritor, Clive Cussler também é colecionador de carros antigos e arqueólogo marinho sendo, também, fundador e conselheiro da sua agência, a NUMA (National Underwater and Marine Agency)sediada nos EUA, onde, desde sua fundação em 1979, já descobriram e investigaram mais de 50 navios naufragados, investigando resgantando artefatos arqueológicos encontrados nos mesmos.

Seus livros relatam histórias ficticias (com alguns detalhes ou referências a acontecimentos reais) de agentes, também ficticios, pertencentes à NUMA tais como Dirk Pitt, Kurt Austin. Para cada um destes personagens existem histórias e personagens específicos que os acompanham, apesar de que, algumas vezes, os personagens aparecem como cameos em outras séries.

Coleção de Livros - Clive Cussler

O seu personagem mais famoso é Dirk Pitt (de uma certa forma, seu alter ego), diretor de projetos especiais da NUMA, sua história é contata nos mais de 20 livros juntamente com seu amigo (ou seria melhor dizendo sidekick) Al Giorgino também funcionario da NUMA, e outros personagens como Almirante Sandecker, Loren Smith, Rudi Gun e outros. Os livros geralmente têm a temática (óbvia) maritima misturando aventura, humor e um pouco de mistério, quase sempre relacionado a busca de artefatos arqueológicos e pessoas com grande poder que procuram os tesouros para algum motivo escuso.
Algumas pessoas podem reconhecer a historia de Dirk Pitt e outros personagens em um filme de 2005 chamado Sahara (um dos melhores livros escritos do personagem Dirk Pitt) tendo o ator Matthew McConaughey como Dirk Pitt e Penelope Cruz como Eva Rojas. Infelizmente o filme é muito inferior ao livro e devido a disputas de direitos autorais com o escritor, ele pode ser considerado um dos piores fracassos de Hollywood tendo um prejuizo de aproximadamente US$100 milhões em relação a filmagem e retorno de bilheteria e vendas. O filme seria o primeiro de uma série sobre o personagem, porém, devido ao prejuízo, o projeto foi cancelado.

Poster do filme Sahara de 2005

Cena do filme Sahara de 2005

Além da série de livros sobre Dirk Pitt, existe uma série também ficticia chamada The NUMA files que narra a história de Kurt Austin, também lider de projetos especiais e, pessoalmente dizendo, uma simples cópia um pouco mais séria de Dirk Pitt.

Ao todo, Clive Cussler já escreveu aproximadamente 50 livros, desdes, apenas 3 são considerados não-ficção e narram as histórias da sua agência, além também de alguns programas de televisão. Alguns dos outros livros são co-escritos com outros autores como JackDuBrul e Paul Kemprecos, todos autores de livros de aventuras e ótimos em suas narrativas.
Como eu disse anteriormente, Clive Cussler não é um autor muito conhecido no Brasil e a tradução para nossa lingua é demorada, para se ter uma idéia, o último livro traduzido foi Terror nos Mares, livro lançado em 2001 e, após este, mais 5 livros já forame escritos. Entretanto, todos os anteriores podem ser encontrados no Brasil ou em livrarias ou em sebos para os títulos mais antigos (hail to you Circulo do Livro). Se tiverem interesse, é só pesquisar nos sebos online ou algum perto de casa.

Bem, esta é minha sugestão para esta semana, um pouco de cultura, mesmo que não seja um livro sobre um grande pensador, mas pelo menos nos ensina um pouco sobre coisas do mar e navegação, nos diverte e nos distrai um pouco do youtube e redes sociais da vida.

Para saber mais sobre o autor e a obra:

http://www.numa.net – Site oficial da NUMA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: